Por: Adriana Martins Matias Sousa
O Mapeamento
de Competências é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal.
Gera uma base de dados para a tomada de decisões pontuais, identificando
eventuais lacunas de competências a serem trabalhadas individualmente e/ou em
grupo. O foco é gerencial e comportamental. O processo de Mapeamento de
Competências de um profissional é composto por diversas percepções, formando
redes de relacionamentos. No modelo mais compacto, é feita pela percepção do
superior imediato e da própria pessoa mapeada. Já no modelo mais completo, o
360º, é feita pela observação do líder imediato, de colegas de mesmo nível e
subordinados, além da autopercepção. Segundo Brandão e Guimarães a
identificação das competências disponíveis na organização geralmente é
realizada por meio de instrumentos de avaliação de desempenho, uma vez que a
competência humana é expressa em função do desempenho da pessoa no trabalho.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: MÉTODOS E TÉCNICAS PARA MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS
A gestão por competências é
um modelo tradicional e muito utilizado no ambiente empresarial com a
finalidade de promover o crescimento e o desenvolvimento mais eficazes nas
organizações. A mesma é utilizada para
verificar o desempenho desenvolvido por indivíduos no ambiente corporativo. Ela
envolve uma série de recursos eficientes e eficazes que podem ser trabalhados
dentro da organização em grupo ou individualmente. Os autores americanos
Boyatzis e McClelland definiram competência como conhecimento, habilidades e
atitudes e já os autores franceses Le Boterf e Zarifian, afirmam que
competência não são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes e sim o
que ela faz ou produz em seu trabalho. Depois desses autores ficou mais fácil
definirmos competência, ela é um conjunto de todas as habilidades, atitudes e conhecimento
levando em conta o desempenho desenvolvido para obter resultados, porém sempre
agregando valores para as pessoas e para as organizações.
Segundo o autor Zarifian, as
competências são reveladas quando as pessoas se deparam com situações
profissionais que precisam ser resolvidas, então isso vai gerar uma ligação
entre atributos individuais e estratégias organizacionais. Para a realização de
tarefas são necessários recursos e insumos, então o individuo vai chegar num
resultado final, decorrente de um conjunto de conhecimento, habilidades e
atitudes, ou seja, competência. Para os autores Bloom, Davis e Botkin,
conhecimentos seria toda informação retida em sua memória por uma pessoa ao
longo de toda sua vida. Já as habilidades seria a aplicação de todo o
conhecimento de forma prática em uma determinada ação. E a atitude seria o
saber fazer, porém está relacionada com aspectos sociais e afetivos. Para um
empregado atender bem um cliente é necessário que ele tenha conhecimento,
habilidade e atitude e que demonstre sempre o Maximo de seu desempenho para
poder satisfazer o cliente. A competência também pode ser avaliada através do
comportamento do individuo que ele adota em seu trabalho, ou seja, de acordo
com o papel desempenhado por ele. Também temos a competência coletiva que é
desenvolvida pela equipe, somada com todos os esforços individuais, em prol de
um mesmo objetivo. Já a competência organizacional vai trabalhar como a
organização pode ser eficaz e como ela pode ser sempre competitiva, visando
objetivos no futuro, agregando valores para os clientes para se manter sempre á
frente da concorrência. E quando falamos em competência humana e organizacional
temos que resaltar que uma afeta a outra diretamente. A competência humana pode
ser técnica ou gerencial e competência organizacional pode ser básica
(apresenta atributos necessários ao funcionamento da empresa), ou essencial
(que difere uma organização da outra). E quanto a sua relevância a competência
pode ser emergentes, declinantes, estáveis e transitórias. Gestão por
competência é um modelo de gestão que pode ser usado para planejar, apreender, desenvolver
e avaliar, tanto o individual, a equipe ou a organização, visando os objetivos
estabelecidos. Para evitar que as competências se tornem absoletas é necessário
realizar periodicamente o mapeamento, planejando sempre o desenvolvimento
organizacional. A aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento das
competências. A gestão do desempenho é feita através de feedback desenvolvido
nas organizações para mensurar os resultados alcançados em relação aos
resultados anteriores, através desse feedback corrigir eventuais erros será
mais fácil.
Segundo Bruno Faria e
Brandão, o mapeamento de competências tem como finalidade identificar o gap,
entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e
as competências internas existentes na organização. Para iniciar um mapeamento
é necessário identificar as competências organizacionais e humanas, porém para
identificar essas competências é necessária uma pesquisa documental que vai
envolver missão, visão e valores da organização. Essa pesquisa é feita com
pessoas da diretoria. Podem ser utilizados outros métodos e técnicas de
pesquisa como questionários e observação, entre outros. É fundamental que a
competência seja precisa, para não alterar o resultado desejado. Na avaliação
de competência, utiliza-se um verbo e um objeto de ação. Ao descrever uma
competência é fundamental evitar construções de descrições muito longas,
ambiguidades, duplicidades, a utilização de verbos que não represente uma ação,
entre outros. Às vezes a competência é avaliada por entrevistas feitas
individualmente e em equipes, onde o entrevistador irá abordar temas
relacionados à organização e planejamentos estratégicos, no qual o
entrevistador tem que deixar o entrevistado bem à vontade e não pode interferir
nas suas respostas, todo esse processo avaliativo só tem uma finalidade, atinge
o sucesso organizacional. Quando avaliamos o domínio de competência, logo
pensamos em competências humanas, é importante ressaltar que o balanced
scorecard, propõe orientar o desempenho da organização e de seus colaboradores
num ângulo de 360º, onde o mesmo irá avaliar o desempenho de toda a organização
como um todo. Percebe-se que a gestão de competência é gerenciada para eliminar
ou minimizar os gaps existentes no meio organizacional, visando sempre o
sucesso da mesma.
CONCLUSÃO:
Conforme o comentado,
a gestão por competência propõe-se a ensinar que todo objetivo para ser
alcançando irá depender das ferramentas usadas e como vão ser utilizadas, porém
a mesma enfatizar que todo bom profissional tem que ter conhecimentos,
habilidades e atitudes, gerando sempre um desempenho profissional de acordo com
sua tarefa. A avaliação de desempenho vai ser observada através de como o
individuo executa sua atividade. Às vezes o resultado final só é conseguido se
for em conjunto. Para conseguir também um bom desempenho são fundamentais,
recursos físicos, materiais, tecnológicos e financeiros. Finalmente
recomenda-se um estudo periódico para acompanhar o desenvolvimento e o
crescimento, tanto do profissional como do organizacional.
REFERÊNCIAS:
Brandão, Hugo pena; bahry,
Carla patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de
competências. Revista do serviço público Brasília, abril/junho 2005.
Carbone, Pedro Paulo. Gestão
por competências e gestão do conhecimento/ Pedro Paulo carbone, Hugo pena
Brandão, João Batista Diniz Leite, Rosa Maria de Paula Vilhena. – 3. Ed.- Rio
de Janeiro: editora FGV, 2009.
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