terça-feira, 12 de agosto de 2014

5 sinais de que empreender é uma má ideia

1. Não sabe o que quer
Você quer montar um restaurante ou criar um aplicativo? “É preciso definir muito bem sobre o ramo que deseja atuar”, afirma Nagamatsu. Se estiver em dúvida de que tipo de negócio deseja abrir, o professor recomenda pesquisar bastante antes de investir tempo e capital.
Para Bonomo, frequentar eventos e conversar com empreendedores do ramo são algumas atitudes que podem ajudar na hora de decidir. Não é recomendável investir em um produto ou serviço que você não se sinta seguro.
2. Só tem conhecimento técnico
Quem é o seu cliente e qual é o problema que você irá resolver? Muitos empreendedores iniciantes acreditam que ter experiência com um produto, por exemplo, já é suficiente. “Conhecer tecnicamente bem o problema, mas não saber nada do mercado que ele quer atuar não é bom. A possiblidade de sucesso é muito maior para quem conhece bem o mercado”, conta Bonomo.
Além disso, é importante avaliar se a pessoa entende que ela terá que fazer tudo no início. Buscar novos clientes, fazer a divulgação da marca e gerenciar o negócio são tarefas essenciais no começo de um empreendimento.
3. Não tem o capital necessário
Abrir um negócio com dívidas não é um bom começo. Por isso, antes de investir todas as economias para empreender, é preciso calcular bem o montante necessário para tocar a empresa. “Sem capital de giro, não tem estoque. E a maioria das vendas é a prazo, mas os fornecedores recebem à vista”, ressalta Nagamatsu.
A falta de recursos para investir em maquinário e equipe também podem influenciar negativamente a gestão do empreendimento.
4. Falta o espírito empreendedor
Ter confiança, flexibilidade e resiliência são algumas características que a maioria dos empreendedores de sucesso tem. “Se a pessoa desiste antes de tentar, por exemplo, não tem resiliência. Se ela não possui algumas características, a probabilidade do negócio dar errado aumenta”, afirma Bonomo.
Para Biagio, empreendedores precisam estar psicologicamente preparados tanto para o sucesso quanto para o fracasso do negócio. “Principalmente na fase inicial, tem mês que você conseguirá vender e tem mês que você não conseguirá”, conta.
5. Não sabe se planejar
Além de ter visão de mercado, desenvolver um estilo de liderança e vender, o empreendedor também precisa ter noções básicas de gestão de um negócio. “Não consegue se imaginar daqui a cinco anos? Sem planejamento não dá”, afirma Nagamatsu. Ter uma visão a longo prazo e planejar para que a empresa cresça é indispensável.


Por: Camila Lam
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-sinais-de-que-empreender-e-uma-ma-ideia

Nenhum comentário:

Postar um comentário