domingo, 20 de abril de 2014

O que é o 'Just in time' ?

        O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. É um sistema de produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata, ou seja, primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados.
            O método surgiu no Japão, quando após a segunda guerra mundial, a Toyota Motor Company decidiu fabricar apenas o que o mercado solicitava. Com pouca variedade de modelo de veículos, era necessário bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade compatíveis as dos concorrentes. Assim, o Just in time, passou a ser adaptado também por outros fabricantes japoneses e os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva. Dessa forma, o just in time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.

             
Fontes:
GeoMundo: http://www.geomundo.com.br/geografia-30229.htm
Citisystems: http://www.citisystems.com.br/just-in-time-conceito-significado/
Administradores - o portal da administração: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/

domingo, 6 de abril de 2014

Dumping

Se alguém chegar falando pra você que uma determinada empresa está praticando Dumping , você saberia o que essa pessoa está querendo dizer com isso?

Dumping é uma palavra inglesa que deriva do termo "dump" que, entre outros, tem o significado de despejar ou esvaziar. A palavra é utilizada em termos comerciais (especialmente no Comércio Internacional), para designar a prática de colocar no mercado produtos abaixo do custo com o intuito de eliminar a concorrência e aumentar as quotas de mercado.

O dumping é frequentemente constatado em operações de empresas que pretendem conquistar novos mercados internacionais. Para isso, vendem os seus produtos no mercado externo a um preço extremamente baixo, muitas vezes, inferior ao custo de produção. É um expediente utilizado de forma temporária sabendo que, posteriormente, irá ser praticado um preço mais alto que possa compensar a perda inicial.

O dumping é uma prática desleal e proibida em termos comerciais. As regras anti dumping são medidas adotadas com o objetivo de evitar que os produtores nacionais possam ser prejudicados. Uma medida anti dumping é, por exemplo, a aplicação de uma alíquota específica para importação.

Via: significados.com.br

sexta-feira, 4 de abril de 2014

REQUISITOS PARA SER COMERCIANTE OU EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

·                      Empresário individual, comerciante singular, comerciante em nome individual ou empresário: É a pessoa física, natural, que exerce atividade empresária e responde por ela com todos os seus bens (responsabilidade ilimitada), pelas obrigações que assumir, seja de natureza civil ou empresarial.

      - CAPACIDADE JURÍDICA: quer dizer que além de atingir a maior idade aos 18 anos, ou no caso de emancipação entre 16 e 18 anos, a pessoa tem que ter também o pleno discernimento, não se enquadrando assim os absolutamente e relativamente incapazes.

·   - EXERCER ATOS DE COMERCIO: tem que exercer atividades ligadas ao comércio.

· - FAZER DO COMERCIO SUA PROFISSÃO HABITUAL: não ter outro tipo de vinculo empregatício, tendo assim disponibilidade para se dedicar ao comercio, não podendo ser assim um simples bico, e não estar entre os requisitos de proibição.

·  - EXERCER EM NOME PRÓPRIO: só é considerado comerciante ou empresário quem executa essa atividade em nome próprio, se alguém chegar a abrir um negocio no nome de outra pessoa quem será considerado dono é quem tem o nome registrado.

   - REGISTRAR NA JUNTA COMERCIAL: mesmo cumprindo todos os outros requisitos tem que ser feito o registro na junta, ou então não poderá exercer a atividade enquanto empresário.


Invece No

              Hoje decidi variar um pouco e postar o vídeo de uma música. Algo talvez bem pessoal, pois gostos são diferentes, principalmente musicais. Mas cá estava eu, ouvindo essa música que sempre me emociona (talvez pelo significado que dou a ela), e decidi postar no blog. Se chama "Invece No" (Agora não), da cantora e compositora Laura Pausini. Existem as versões em espanhol e até em português dessa música, gravadas pela própria Laura, mas como sempre sofrem algumas alterações eu prefiro a original em italiano, por esse motivo também escolhi um vídeo que vem com a legenda em português. A letra da música é bem interessante, espero que consigam perceber a mensagem que ela passa. Talvez seja até conveniente dizer pra vocês que a Laura compôs essa música para a avó dela depois que ela morreu. Minha parte preferida é onde ela diz "Porque ficam entre os dentes as coisas mais importantes, aquelas palavras que não usamos nunca". Em fim, é um post bem pessoal que quis adicionar ao blog, até mesmo porque é "Sobre Administração e OUTROS..." 


quinta-feira, 3 de abril de 2014

DIREITO EMPRESARIAL


TEORIA DOS ATOS DE COMERCIO

         Foi criada na França em 1807 e idealizada por Napoleão com o objetivo de regulamentar o comercio e as atividades comerciais achando que lucraria muito com isso, então ele lançou o Código Napoleônico reunindo temas de direito comercial e temas de direito civil, tendo assim dois direitos em um só código. O direito civil tratando de propriedade privada e aspectos do trabalho para empregadores e o direito comercial tratando da teoria dos atos de comercio.

           Só eram considerados comerciantes quem cumpria com os quatro fatores de produção: capital, mão de obra, insumo e tecnologia. E excluía atividades ligadas a terra como agricultura, pecuária e extrativismo, também excluía as atividades bancárias, securitárias, imóveis, prestadores de serviço.

PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA TEORIA DOS ATOS DE COMERCIO PARA CHAMADA TEORIA DA EMPRESA

                Como a teoria dos atos de comercio não possuía grande abrangência pelo fato de só considerar comerciante quem articulava os 4 fatores de produção excluindo pequenos comerciantes e pequenas empresas que surgiam e também por excluir as atividades ligadas a terra como agricultura, pecuária, extrativismo; atividades bancárias, securitárias, imóveis, prestadores de serviço. Ela acabou sendo considerada insuficiente, sendo preciso criar uma nova teoria que englobasse o maior número possível de atividades e que respondesse aos novos interesses sociais, então foi criada na Itália em 1942 a Teoria da Empresa, um alargamento da teoria dos atos de comercio. E com isso também houve uma mudança de nomenclatura, passou-se de Direito Comercial para Direito Empresarial.

            Enquanto no resto do mundo a transição aconteceu em 1942, no Brasil, essa transição só acorreu em 2002. Então em 2002 no Brasil o que antes eram 2 códigos com 2 direitos foi unificado em um só código, o nosso código civil.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Estatística Básica

                 Esse período estou vendo a disciplina de Estatística na faculdade, começa com muitoo conceito e depois vem os cálculos ( que lindo!! ), e se você não seguir o ritmo da coisa, você se perde. Foi o que aconteceu comigo! Mas posso lhes dizer que não é tão difícil quanto parece, ou pelo menos eu prefiro acreditar que não seja, já que estou a poucas horas de fazer minha linda e primeira prova da disciplina. Então porque eu ouso dizer que não é tão difícil quanto parece? Simples! No desespero de aprender em um dia o que o professor passou um bimestre ensinando, sai em busca de vídeo aulas no youtube e eis que comecei a entender o tal Desvio Padrão, que muito me preocupava, e captar melhor os demais assuntos envolvidos. 

O que é estatística?


"Estatística trata-se de um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir fenômenos coletivos".

Entenda melhor esse significado e aprenda mais assistindo o vídeo que separei para o blog: