O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. É um sistema de produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata, ou seja, primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados.
O método surgiu no Japão, quando após a segunda guerra mundial, a Toyota Motor Company decidiu fabricar apenas o que o mercado solicitava. Com pouca variedade de modelo de veículos, era necessário bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade compatíveis as dos concorrentes. Assim, o Just in time, passou a ser adaptado também por outros fabricantes japoneses e os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva. Dessa forma, o just in time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
Fontes:
GeoMundo: http://www.geomundo.com.br/geografia-30229.htm
Citisystems:
http://www.citisystems.com.br/just-in-time-conceito-significado/
Administradores - o portal da administração: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/
Nenhum comentário:
Postar um comentário